SURDOCEGUEIRA X DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
A deficiência
múltipla trata-se da deficiência auditiva ou visual associada a outras
deficiências (físicas ou cognitivas), como também a distúrbios (linguagem,
emocional, neurológico).
Considera-se uma criança com deficiência
múltipla aquela que apresenta deficiência visual ou auditiva, associada a
outras condições de comportamento e comprometimentos, sejam elas na área
física, intelectual ou emocional, e dificuldades de aprendizagem.”
(MEC/SEESP/2006)
Já a surdocegueira é uma
deficiência única em que o indivíduo apresenta ao mesmo tempo perda da visão e
da audição. É considerado surdocego a pessoa que apresenta estas duas
limitações, independente do grau das perdas auditiva e visual. A surdocegueira
pode ser congênita ou adquirida e não é deficiência múltipla". Podemos
dizer que as pessoas surdocegas estão divididas em quatro categorias: pessoas
que eram cegas e se tornaram surdas; que eram surdos e se tornaram cegos;
pessoas que se tornaram surdocegos; pessoas que nasceram surdocegos, ou se
tornaram surdocegos antes de terem aprendido alguma linguagem.
Dentre as atividades
propostas para atender alunos com surdocegueira e deficiência múltipla
destaca-se:
v As técnicas mão
sobre mão (a mão do professor é colocada em cima da mão do aluno, de forma a
orientar o seu movimento, o professor tem o controle da situação), ou mão sob
mão (a mão do professor é colocada em baixo da mão do aluno, de modo a orientar
o seu movimento, mas não a controla, convida a pessoa com deficiência a
explorar com segurança)
v Uso de calendários que são instrumentos que favorecem o desenvolvimento da noção de tempo e que ajudam os alunos a estabelecer e compreender rotinas, além da aprendizagem de conceitos temporais abstratos e na ampliação de vocabulário.
REFERENCIAS
Educação infantil :
saberes e práticas da inclusão : dificuldades acentuadas de aprendizagem :
deficiência múltipla. [4. ed.] / elaboração profª Ana Maria de Godói –
Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD... [et. al.]. – Brasília
: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.
A Educação Especial
na perspectiva da Inclusão Escolar: surdocegueira e deficiência múltipla/
Ismênia Carolina Mota Gomes Bosco, Sandra Regina Stanziani Higino Mesquita,
Shirley Rodrigues Maia. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Especial; [Fortaleza] :
Universidade Federal do Ceará, 2010.
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