segunda-feira, 12 de maio de 2014

SURDOCEGUEIRA X DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA


SURDOCEGUEIRA X DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

A deficiência múltipla trata-se da deficiência auditiva ou visual associada a outras deficiências (físicas ou cognitivas), como também a distúrbios (linguagem, emocional, neurológico).   
 Considera-se uma criança com deficiência múltipla aquela que apresenta deficiência visual ou auditiva, associada a outras condições de comportamento e comprometimentos, sejam elas na área física, intelectual ou emocional, e dificuldades de aprendizagem.” (MEC/SEESP/2006)
Já a  surdocegueira é uma deficiência única em que o indivíduo apresenta ao mesmo tempo perda da visão e da audição. É considerado surdocego a pessoa que apresenta estas duas limitações, independente do grau das perdas auditiva e visual. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida e não é deficiência múltipla". Podemos dizer que as pessoas surdocegas estão divididas em quatro categorias: pessoas que eram cegas e se tornaram surdas; que eram surdos e se tornaram cegos; pessoas que se tornaram surdocegos; pessoas que nasceram surdocegos, ou se tornaram surdocegos antes de terem aprendido alguma linguagem.
 
            Dentre as atividades propostas para atender alunos com surdocegueira e deficiência múltipla destaca-se:
v  As técnicas mão sobre mão (a mão do professor é colocada em cima da mão do aluno, de forma a orientar o seu movimento, o professor tem o controle da situação), ou mão sob mão (a mão do professor é colocada em baixo da mão do aluno, de modo a orientar o seu movimento, mas não a controla, convida a pessoa com deficiência a explorar com segurança)

 


 
 
v  Uso de calendários que são instrumentos que favorecem o desenvolvimento da noção de tempo e que    ajudam os alunos a estabelecer e compreender rotinas, além da aprendizagem de conceitos temporais abstratos e na ampliação de vocabulário.
 
 
 
 
 
REFERENCIAS
Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : dificuldades acentuadas de aprendizagem : deficiência múltipla. [4. ed.] / elaboração profª Ana Maria de Godói – Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD... [et. al.]. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.
A Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar: surdocegueira e deficiência múltipla/ Ismênia Carolina Mota Gomes Bosco, Sandra Regina Stanziani Higino Mesquita, Shirley Rodrigues Maia. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial;  [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.
 

 
 

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