quarta-feira, 19 de março de 2014

PS RESUMO AEE


A PESSOA COM SURDEZ E SUA EDUCAÇÃO

Pensar a pessoa com surdez em todas as suas especificidades nos traz a condição real que está subjacente nos vários aspectos sócio-econômico-educacionais vivenciados cotidianamente pelas mesmas. Pois, de acordo com Damázio e Ferreira (2010):

 

Não vemos a pessoa com surdez como o deficiente, pois ela não o é, mas tem perda sensorial auditiva, ou seja, possui surdez, o que a limita biologicamente para essa função perceptiva. Mas, por outro lado, há toda uma potencialidade do corpo biológico humano e da mente humana que canalizam e integram os outros processos perceptuais, tornando essa pessoa capaz, como ser de consciência, pensamento e linguagem. 



Aluno com surdez elaborando

frases sobre o conteúdo estudado

 

 

No que tange a educação da pessoa com surdez, este enfoque vem passando por diversas mudanças, visto que a prática oralista difundiu-se largamente priorizando a língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como única possibilidade lingüística, com o uso da voz e da leitura labial, tanto na vida social, como na escola, sendo atualmente a prática bilíngue a linha mais aceita, pois a mesma  respalda-se no Decreto 5.626/05 que regulamentou a lei de Libras. Pois ainda segundo Damázio e Ferreira (2010):

 

 

 

Rompemos com o paradigma da dicotomização entre oralistas e gestualistas, e colocamos em cena a pessoa com surdez na concepção pós-moderna, como a caracterizamos anteriormente, vemos que a tendência bilíngüe se torna um território que se desterritorializa a clausura dessa pessoa, sob a ótica multicultural. Porém, ao pensar a abordagem bilíngue para a educação linguística da pessoa com surdez, deslocamos o lugar especificamente linguístico e a tratamos com outros contornos: a LIBRAS e a Língua Portuguesa, em suas variantes de uso padrão, ensinadas no âmbito escolar, devem ser tomadas em seus componentes histórico-cultural, textual, interacional e pragmático, além de seus aspectos formais, envolvendo a fonologia, morfologia, sintaxe, léxico e semântica.

 


                                                Professora de Língua Portuguesa explorando gravuras com

legendas em Língua Portuguesa escrita

 

Contudo vale ressaltar a importância da reflexão e discussão que possibilitem a construção de novos paradigmas desmistificadores do preconceito e desvalorização da pessoa surda enquanto ser pensante, social e crítico. Sendo que não devemos negar o ideário da conjuntura atual consolidando-se pouco a pouco em nossos dias: a inclusão de todos.

 

REFERÊNCIAS

DAMÁZIO, F. M. Tendências Subjacentes à Educação das Pessoas com Surdez.In:Atendimento Educacional Especializado:Pessoa com surdez.Curitiba: CROMOS,2007

DAMÁZIO, M. F. M. FERREIRA,J. Educação Escolar de Pessoas com Surdez. Atendimento Educacional Especializado em Construção. Revista Inclusão: Brasília: MEC,V.5,2010.p.46 a 57

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