“Repensando o
diferente”
A
diferença (vem) do múltiplo e não do diverso. Tal como ocorre na aritmética, o
múltiplo é sempre um processo, uma operação, uma ação. A diversidade é
estática, é um estado, é estéril. A multiplicidade é ativa, é fluxo, é ativa é
um produtiva. A multiplicidade é uma máquina de produzir diferenças -
diferenças que são irredutiveis à identidade. A diversidade limita-se ao
existente. A multiplicidade estende e multiplica, prolifera, dissemina. A
diversidade é um dado - da natureza ou da cultura. A multiplicidade é um
movimento. A diversidade reafirma o idêntico. A multiplicidade estimula a
diferença que se recusa a se fundir com o idêntico ( SILVA, 2000, p. 100-101)
Daí a
importância de perceber em primeiro instante o ser pensante, autônomo e humano
em todos os aspectos. É incoerente, portanto, ter um discurso repleto de ideias
inclusivas e no entanto estar fadado ao modelo de incluir excluindo.
A escola assim como seus profissionais devem estar preparados e desprovidos de preconceito, atuando para a inclusão de pessoas e assegurar o seu desenvolvimento integral.
A escola assim como seus profissionais devem estar preparados e desprovidos de preconceito, atuando para a inclusão de pessoas e assegurar o seu desenvolvimento integral.
A
oferta do AEE está assegurada por lei (Decreto Nº 7.611) e tem em sua prática o
atendimento fundamental para desenvolver em todos os aspectos o aluno com
deficiência e possibilitar sua plena participação social.
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