quarta-feira, 9 de julho de 2014

"Repensando o diferente"


“Repensando o diferente”
A diferença (vem) do múltiplo e não do diverso. Tal como ocorre na aritmética, o múltiplo é sempre um processo, uma operação, uma ação. A diversidade é estática, é um estado, é estéril. A multiplicidade é ativa, é fluxo, é ativa é um produtiva. A multiplicidade é uma máquina de produzir diferenças - diferenças que são irredutiveis à identidade. A diversidade limita-se ao existente. A multiplicidade estende e multiplica, prolifera, dissemina. A diversidade é um dado - da natureza ou da cultura. A multiplicidade é um movimento. A diversidade reafirma o idêntico. A multiplicidade estimula a diferença que se recusa a se fundir com o idêntico ( SILVA, 2000, p. 100-101)



Daí a importância de perceber em primeiro instante o ser pensante, autônomo e humano em todos os aspectos. É incoerente, portanto, ter um discurso repleto de ideias inclusivas e no entanto estar fadado ao modelo de incluir excluindo.
A escola assim como seus profissionais devem estar preparados e desprovidos de preconceito, atuando para a inclusão de pessoas e assegurar o seu desenvolvimento integral. 

A oferta do AEE está assegurada por lei (Decreto Nº 7.611) e tem em sua prática o atendimento fundamental para desenvolver em todos os aspectos o aluno com deficiência e possibilitar sua plena participação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário